Propriedades coligativas
1. Verificar a relação entre a diminuição da temperatura de solidificação de uma solução e a quantidade de soluto nela dissolvida;
2. Determinar a massa molar de uma amostra desconhecida.
II. INTRODUÇÃO
Propriedades coligativas são as propriedades de uma solução que são influenciadas pela quantidade de soluto. Tal influência não depende da natureza do soluto, apenas da quantidade do soluto presente no solvente. São elas a ebulioscopia, a crioscopia, a tonoscopia e a osmoscopia. Durante o estudo das propriedades coligativas sempre é necessário comparar o comportamento da solução com o respectivo solvente puro. Um exemplo desta comparação é o ponto de ebulição da água. Verifique que ao se aquecer água pura, ao nível do mar, a temperatura de ebulição da água (solvente puro) é igual a 100°C. No entanto, quando se aquece uma solução aquosa de NaCl, percebe-se que o ponto de ebulição da água sofre um aumento. Esse exemplo se refere à propriedade ebulioscópica.
Além disso, quando se estuda as propriedades de abaixamento do ponto de congelamento e elevação do ponto de ebulição faz-se necessário utilizar a molalidade para expressar a concentração do soluto, pois ela independe da temperatura.
A molalidade (W) é uma concentração em quantidade de matéria de uma espécie de soluto por quilograma de solvente utilizado e o cálculo do abaixamento do ponto de congelamento e a elevação do ponto de ebulição são dados pela multiplicação desse valor pelas constantes crioscópica (Kc) e ebulioscópica (Ke):
∆tc = Kc . W
e
∆te = Ke . W
III. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Parte A - Determinação do ponto de fusão do PDB
Pesou-se um conjunto de tubo de ensaio com rolha, termômetro e agitador. Em seguida, foram adicionados 10g de PDB ao tubo de ensaio e tudo foi pesado novamente. Esse conjunto foi mantido parcialmente imerso em um béquer com água a 70 ou 75˚C sobre uma chapa aquecedora, de forma que o PDB permanecesse abaixo do nível da água.