Propriedades coligativas e osmose
Propriedades coligativas e osmose
Índice
-INTRODUÇÃO 03
-PROPRIEDADES COLIGATIVAS 04
-OSMOSE E TIPOS DE OSMOSE 05
-EXPERIENCIA SOBRE OSMOSE 06
-CONCLUSÃO 07
Introdução:
Nesse trabalho iremos abordar o tema propriedades coligativas, que é o processo de redução do potencial químico do solvente em contato com o soluto que causa aumento da temperatura de ebulição e a diminuição do ponto de fusão.
Um desses processos de propriedades coligativas é a osmoscopias que estuda o surgimento da pressão osmótica de soluções. O aumento da pressão osmótica ocorre quando duas soluções do mesmo solvente são divididas por meio de uma membrana semipermeável que resulta em soluções de mesma concentração.
Propriedades coligativas
As propriedades coligativas são propriedades que originam a partir da presença de um soluto não-volatil (não evapora com facilidade) e um solvente (substancias capazes de dissolver coisas). A intensidade da ocorrência dessas propriedades varia de acordo com a quantidade de partículas encontradas na solução. As mudanças sofridas por um liquido que contem um soluto não volátil, também chamados de efeitos coligativos, são:
Ebulioscopia, tonoscopia, crioscopia e osmoscopia.
Ebulioscopia: o ponto de ebulição do liquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solvente numa solução.
Tonoscopia: ocorre uma diminuição na pressão de vapor do liquido. Essa propriedade estuda a diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um soluto não volátil.
Crioscopia: estuda a diminuição do ponto de congelamento de um liquido causado pelo soluto não volátil. Osmoscopia: estuda o surgimento da pressão osmótica de soluções. O aumento da pressão osmótica ocorre quando duas soluções do mesmo solvente são divididas por meio de uma membrana