Propriedades aperiódicas dos elementos químicos
Podemos definir as Propriedades Aperiódicas como sendo aquelas cujos valores variam apenas com o número atômico e não com a ordem da Tabela Periódica. São propriedades que não se repetem em ciclos, períodos ou famílias.
- Massa atômica
A massa atômica é a unidade de peso de átomos feita por comparação com uma grandeza padrão (1/12 da massa de um átomo isótopo do carbono-12). Esta propriedade sempre aumenta de acordo com o aumento do número atômico, sem fazer referência à localização do elemento na tabela periódica.
- Calor específico
O calor específico é a quantidade de calor que um grama de uma substância precisa abosrver para aumentar sua temperatura em 1 °C, sem que haja alteração no seu estado físico. O calor específico de um elemento no estado sólido sempre diminui com o aumento do número atômico.
- Dureza
A dureza é uma propriedade mecânica característica de materiais solídos que representa a resistência destes materiais ao risco ou à penetração quando pressionados. Esta propriedade muito depende do estado em que se encontra o material, bem como das forças de ligação entre os seus átomos, moléculas ou íons. Quanto maior é o número atômico, maior também é a dureza do elemento químico.
- Índice de refração
O índice de refração é uma propriedade física descrita como sendo a razão entre a velocidade da luz em dois meios diferentes (no ar e num corpo transparente mais denso). Tal propriedade também aumenta com o aumento do número atômico.
Pode-se concluir, então, que as propriedades aperiódicas dos elementos químicos não se enquadram na lei da periodicidade de Moseley, que teoriza que muitas propriedades físicas e químicas variam periodicamente na sequência de seus números atômicos. As propriedades periódicas dos elementos químicos, pelo contrário, são expressas pela lei da periodicidade, sendo mais comuns e mais importantes do que as aperiódicas.