Propriedade de Materiais Urbanos
Propriedades dos materiais urbanos, em especial, de reflexão solar, emissividade térmica e capacidade calorífica, também influenciam o desenvolvimento da ilha de calor urbana, como eles determinam como a energia do sol é refletida, emitido e absorvido.
A Figura 6 mostra a energia solar típico que atinge a superfície da Terra em um dia claro de verão. A energia solar é composta de raios ultravioletas (UV), luz visível, infravermelha e energia, cada um chegando a Terra em diferentes percentagens: cinco por cento da energia solar é no espectro ultravioleta, incluindo o tipo de raios responsáveis pela queimadura e 43 por cento da energia solar de energia é a luz visível, em cores que vão do violeta ao vermelho, e os 52 por cento restantes da energia solar é o infravermelho, sentiu-se na forma de calor. Energia em todos esses comprimentos de onda contribui para a formação de ilha de calor urbana.
Refletância solar ou albedo, é a porcentagem de energia solar refletida por uma superfície. Grande parte da energia do sol encontra-se em comprimentos de onda visíveis (ver Figura 6), sendo assim, a reflectância solar está correlacionada com a cor de um material. Superfícies escuras tendem a ter menores valores de reflexão solar do que as superfícies mais leves. Os pesquisadores estão estudando e desenvolvendo materiais coloridos legais, no entanto, que usam pigmentos especialmente projetados que refletem bem nos comprimentos de onda infravermelhos. Estes produtos podem ser de cor escura, mas têm uma reflexão solar próximo daquele de um material branco ou de cor clara. (Veja o capítulo "Cool Roofs" para uma discussão mais aprofundada de produtos telhado colorido cool).
As áreas urbanas têm tipicamente materiais de superfície, tais como coberturas e pavimentos, que têm uma albedo inferiores àqueles em áreas rurais. Como resultado, as comunidades construídas geralmente refletem menos e absorvem mais da energia do sol. Este calor