PROPOSTAS RECENTES DE REVITALIZAÇÃO PARA A ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.
SÃO PAULO.
-ÊNFASE NA RECUPERAÇÃO DA PAISAGEM E DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS .
1- REVITALIZAÇÃO DO VALE DO ANHANGABAÚ
Em 1981 por meio de um concurso, a ideia era a remodelação do vale do Anhangabaú. O motivo pelo qual a proposta deveria ser executada era o grande eixo viário cortando o vale ao meio, um grande problema para região com grande índice de poluição sonora e do ar. A mudança no uso da região ao longo dos anos também contou para a possibilidade da remodelação, o vale necessitava de espaços de passagem, lazer e descanso, para o usuário em meio a grande movimentação do centro.
Na mesma época do concurso para a revitalização do vale do Anhangabaú aconteceram diversos feitos com o “plano de revitalização do centro” na gestão de prefeito Olavo
Setúbal.
O concurso foi realizado com a participação de 50 escritórios de arquitetura e o escritório vencedor foi: Arquitetos do Brasil. O eixo viário de grande porte é substituído pela interligação das “duas partes” do vale, porém ele continua existindo devido a sua grande importância para a circulação de automóveis, passando por baixo do vale em forma de túnel. Na época o projeto não é executado, pois Mario Covas estava priorizando os investimentos da cidade na periferia.
Somente em 1988 o projeto é iniciado. Com a troca de prefeitos a obra é estacionada, ela volta a ser executada em 1990 e finalizada em 1991, com um gasto estimado de US$ 150 milhões. Atualmente o vale é um local de circulação, passagem, estar e lazer. Um “respiro verde” para a cidade localizada em seu centro movimentado.
2- BOULEVARD SÃO JOÃO
O projeto em destaque foi desenvolvido no mesmo período da remodulação do vale do
Anhangabaú. Com a modificação viária nesta parte, a avenida são João perde sua função de eixo de circulação. Assim a radial leste acaba funcionando com maior eficaz para o que foi proposto.
A intervenção não passará por sua vez de somente