Propostas dos principais candidatos a presidência ligadas ao Meio Ambiente
Aécio defende uma política de sustentabilidade transversal, que perpasse todas as áreas do governo. Promete criar programas que recompensem financeiramente os que prestam "serviços ambientais", nos moldes da reciclagem.
DILMA – PT
A base das propostas na área é o reforço da cooperação entre governos federal, estaduais e municipais em todo o país para criar um projeto nacional de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A prioridade será a política em relação ao consumo de água --para uso residencial, de irrigação e energético. Para reduzir a emissão de carbono, serão reforçadas medidas do Plano Nacional de Mudança do Clima, apresentado em 2008, que prevê um número maior de árvores plantadas no país, o estímulo a políticas que motivem o uso de energia limpa, a promoção da reciclagem e a promoção de veículos que emitem menos gases do efeito estufa. A presidente também quer agilizar a implementação do Cadastro Ambiental Rural, um sistema nacional pra controle e combate ao desmatamento junto aos proprietários rurais.
MARINA SILVA – PSB
O texto propõe ampliar para 40% a área de florestas plantadas e zerar a perda de cobertura florestal no Brasil. Também sugere a criação de dois novos órgãos: o Conselho Nacional de Mudanças Climáticas e a Agência de Clima. Ela ainda defende que órgãos públicos cumpram metas de redução da emissão de gases de efeito estufa, e propõe que servidores passem por cursos de educação ambiental. Marina ainda propõe dar incentivos para que o setor agrícola promova a "agricultura de baixo carbono" e desenvolver um programa de compensação financeira em troca de serviços de preservação ambiental.
Conclusão:
Mesmo com o Meio Ambiente sendo um assunto de muita importância é um dos assuntos que é pouco levado a serio pelos candidatos, com pouca visibilidade, hoje em dia tem mudado muito isso por parte dos eleitores que cada vez cobram mais dos candidatos ações em todas as áreas e com grande ênfase e importância.