Proposta Técnica de Formação de Mulheres de baixa renda
Breve Introdução
Esta Proposta foi elaborada, considerando os principais objectivos da
VSO Moçambique,
relativos ao Projecto POPA. Neste caso, será conduzida uma formação para um grupo misto de
20 Mulheres, viúvas de mineiros, algumas com négócios de pequena escala, venda de vegetais, produtos caseiros etc e outras sem experiência nenhuma em pequenos negócios, com nível baixo de alfabetização.
Esta Formação tem como objectivo principal, promover o desenvolvimento empresarial de mulheres de baixa renda e que pretendem iniciar pequenos negócios ou que já criaram negócios de pequena escala.
Como forma de garantir o sucesso desta formação será usado o modelo “Get Ahead” (“um passoem frente”), pois foi especialmente desenhado para o grupo de mulheres acima referido.
A presente proposta é composta de três fases com uma duração de seis dias (anexo 1).
Justificativa (Porquê o “Get ahead”?)
É um modelo de formação prática para mulheres empresárias ou não, com baixos rendimentos e suas famílias que oferece a possibilidade de mudança de um rendimento secundário para o desenvolvimento de um negócio rentável.
O modelo tem em conta questões de género estratégicas que afectam o direito das mulheres à igualdade de acesso à propriedade, financiamento e oportunidades de negócio.
1
Metodologia
O método de formação é participativo e prático, baseiando-se na experiência de vida do grupo.
Esta formação não inventa um novo estilo de formação para trabalhar com grupos de baixo nível de instrução. Retira lições de sucesso de programas de formação existentes ou passados e junta diferentes fontes e ideias para exercícios que se mostraram apropriados para a maioria das mulheres pobres com pouca instrução formal.
Os conteúdos gerais da formação foram agrupados em 10 módulos, contendo 15 exercícios. Os módulos e exercícios abrangem cerca de 18 horas de formação, como ilustra o anexo 2.