PROPOSTA PROJETO UNESP
TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA
INTEGRADA À SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
Desenvolvimento e Meio Ambiente
TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA
INTEGRADA À SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR
Desenvolvimento e Meio Ambiente
RESUMO:
A presente pesquisa pretende se comprometer com um dos principais resíduos da agroindústria canavieira, a saber: a vinhaça. Levando em consideração a alta quantidade produzida, o potencial poluidor e o odor desagradável, pretendemos, então, buscar alternativas de sua aplicação e transformação em nutrientes, separando a água dos elementos de interesse presentes na matéria prima inicial, principalmente os compostos de: K, P, N, Ca, Mg, S, Zn, Cu, Mn, Fe, e matéria orgânica. Mediante a transformação em nutrientes, ambicionamos a sua utilização na nutrição de plantas em sistema hidropônico, de modo a agregar qualidade à produção agrícola com redução de custos, gerar emprego e renda no campo. Propomos um novo conceito de fertilizantes, além de contemplar a necessidade de no futuro trazer a sustentabilidade ao setor sucroalcooleiro.
Palavras chave: Resíduo agroindustrial, Hidroponia, Agricultura familiar.
INTRODUÇÃO
Os modelos de desenvolvimento econômico e social, adotados por inúmeros países, vêm expondo a população mundial aos reflexos catastróficos de uma exploração desordenada e insustentável do ambiente.
No âmbito regional, a poluição dos rios e a degradação dos solos são algumas dessas catástrofes ambientais (ANDRADE, 2004).
Entretanto, a sociedade vem buscando a manutenção e melhoria das condições ambientais, exigindo das autoridades e de empresas públicas e privadas atividades capazes de compatibilizar o desenvolvimento às limitações da exploração dos recursos naturais (CAMARGO e BETTIOL, 2000).
Há muitos anos resíduos das atividades humanas vêm sendo utilizados na agricultura, porém, com seu uso cada vez mais intenso cresceu também a preocupação
da