Proposta Projeto Rede Sem Fio
Projeto:
Projeto de substituição de rede cabeada por rede sem fio.
Código:
0129
Análise de Viabilidade Técnica
Situação atual: A empresa vem sofrendo um aumento significativo de computadores ligados à sua rede. Esse aumento causou um inchaço na sua estrutura cabeada que, durante sua implantação, não levou em conta a possibilidade destas alterações. Atualmente a empresa distribui sua rede através de um concentrador que absorve toda a comunicação de prédios vizinhos e de seu próprio, causando um emaranhado de cabos que dificulta o gerenciamento e a manutenção de toda a rede, além de prejudicar muito a estética da sala onde se encontra este concentrador.
Situação proposta: A proposta é implantar uma rede sem fio através de roteadores e access points, configurando nível e permissões de acesso, utilitários de segurança e autenticação a cada usuário, eliminando a necessidade de cabos na rede sem deixá-la vulnerável.
Vantagens:
Flexibilidade: dentro da área de cobertura, uma determinada estação pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.
Facilidade: a instalação de novos equipamentos pode ser rápida, evitando a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros, portanto uso mais eficiente do espaço físico.
Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, estão agregadas vantagens como: melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como laptops, rede de dados e voz, aplicativos, agilidade nas respostas aos clientes.
Diversas topologias: podem ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicações específicas. As configurações são facilmente alteradas o que facilita a expansão, manutenção reduzida.
Desvantagens:
Qualidade de serviço: apesar de em alguns casos, a diferença ser imperceptível, a qualidade do serviço provido ainda é menor que a das redes cabeadas. Tendo como