Proposta pedagógica
PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA
RONOALDO DE ARAUJO LIMA – PROF. DE MATEMÁTICA E HISTÓRIA
PROPOSTA DIDÁTICO - PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO: CIDADANIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO CAMPO
Objetivo geral:
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz e cidadania.
Objetivos específicos:
Promover e ampliar a integração entre escola e comunidade;
Ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania;
Contribuir para a redução das violências na comunidade escolar; Espera-se, portanto, que o programa terá como resultados o fortalecimento da relação entre a escola e a comunidade escolar, bem como a ampliação das oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania.
INTRODUÇÃO
A ideia de uma educação básica do campo é a busca por uma educação específica para o campo por meio de novos conteúdos e uma metodologia pedagógica diferenciada a partir da realidade e dos anseios de cada localidade, daí a importância da participação dos atores/as na construção dessa educação formal que não descaracteriza a importância da educação não formal e informa. Na verdade, a educação básica do campo é a tentativa de construir a educação popular a partir dos camponeses/as e de suas memórias coletivas. Quais são as políticas educacionais, os parâmetros curriculares que estão voltados para a realidade do campo? Os documentos oficiais da legislação educacional brasileira alertam: “Adaptar os conteúdos, os calendários e o material didático às condições de vida do meio rural”. O objetivo principal da Conferência foi “recolocar o rural e a educação que a ele se vincula, na agenda política do país”. Talvez o maior desafio deste encontro foi o como “pensar e fazer uma educação vinculada às estratégias de desenvolvimento” para os camponeses de todos os setores culturais. Dessa Conferência surgiu um documento que resume as angústias e as incertezas, mas também, os