Proposta de um modelo de planejamento estratégico para instituições sem fins lucrativos.
Proposta de um modelo de planejamento estratégico para instituições sem fins lucrativos.
Introdução
Uma alternativa para as classes menos favorecidas são as entidades sem fins lucrativos. Atualmente, observa-se o crescimento em importância e em quantidade de organizações denominadas “semfins lucrativos” ou do “terceiro setor”, o que implica a necessidade de criação de ferramentas de gestão para uso das organizações sem fins lucrativos. Pela necessidade de as organizações sem fins lucrativos desenvolverem auto-sustentabilidade para poder bem desempenhar os seus papéis elas devem utilizar técnicas administrativas eficazes, a fim de que se possam obter os benefícios delas advindos.
Objetivo
Contribuir para oaprimoramento da gestão de organizações sem fins lucrativos, propondo um modelo que contemple especificidades dessas organizações.
Metodologia
A pesquisa foi do tipo exploratória, por meio de fontes secundárias, em especial, a revisão bibliográfica. A análise foi qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa.
As organizações sem fins lucrativos:
De acordo com Fischer (2002), “Essas organizações caracterizam-se por serem privadas, sem fins lucrativos, formais e autônomas e incorporam algum grau de envolvimento de trabalho voluntário, com atividades públicas ou voltadas à coletividade”. A obtenção de recursos financeiros é um meio, e não um fim, devendo ter comportamento de empresa e responsabilidade de Estado.
O terceiro setor no Brasil
A partir da década de 1970, começa a se destacar as organizações da sociedade civil sem fins de lucro, que se estruturam em torno de objetivos públicos e são geridas por agentes privados, constituindo o chamado terceiro setor. Organizadas em função de causas sociais, como expressão de resistência à ditadura militar e seus métodos repressores, tinham como