Proposta de Sociologia para o Ensino Medio - Preconceito
A proposta está dentro do conteúdo estruturante de Cultura e Industria Cultural, tem como objetivo assinalar os conteúdos básicos de diversidade cultural, desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e a sua contribuição na análise das diferentes sociedades. O recurso didático apresentado foi o 27, trata do preconceito. Com ele pode-se envolver os seguintes tópicos:
- Perceber o caráter multicultural da sociedade brasileira.
A população brasileira tem como base três etnias: a caucasiana (portugueses que vieram colonizar o Brasil), a africana (trazida pelos portugueses a partir do trafico negreiro) e a indígena (que já habitavam estas terras). Posteriormente, com o surto cafeeiro do sec. 19 temos a vinda de imigrantes europeus como italianos e alemães. Cada um com seus costumes, valores e modo de vida. Ao entrarem em contato uma cultura se mescla à outra, chegando a um ponto no qual não há mais divisão nítida. Darcy Ribeiro se refere a Civilização Tropical Brasileira, que seria diferente dos nativos brasileiros (índios) e dos europeus, seria assim uma nova visão de mundo, que além de cultura própria, importa ideias do hemisfério norte porem traduz a sua própria maneira.
- Entender oque é preconceito.
“Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual. [..]O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia.” Retirado de http://www.mundoeducacao.com/sociologia/preconceito.htm . Os padrões acima citados estão estreitamente ligados ao etnocentrismo, a ideia renascentista de que a Europa seria superior, consequentemente “eleva” o branco à intelectual e conhecedor da verdade, julgando qualquer outra etnia (desde africanos a sul-americanos) de incapaz, atrasado, rebaixando o