Proposta de sistema com arquitetura para implementação de uma smart grid na rede de distribuição em baixa tensão
R. C. Gomes, M.Sc., NSE/UEA, A. L. Printes, M.Sc., NSE/UEA e C. M. Ramos, Mestrando, NSE/UEA.
Resumo--Este artigo apresenta uma nova arquitetura que possibilita a implantação segmentada de uma smart grid aplicada à rede de distribuição de energia elétrica em baixa tensão. O trabalho introduz os dispositivos eletrônicos necessários à implementação da infra-estrutura física capaz de viabilizar sua plena realização. Também mostra as principais vantagens da arquitetura proposta em relação aos sistemas existentes e apresenta os primeiros resultados obtidos a partir de um protótipo (prova de conceito) aplicado a um circuito simulado em laboratório em escala reduzida, implementado no âmbito de um projeto de P&D desenvolvido na Universidade do Estado do Amazonas em parceria com a concessionária Amazonas Energia.
Palavras Chaves--Architecture, Automation, Circuit topology, Command and control systems, Control equipment, Electric variables measurement, Energy management, Energy measurement, Intelligent systems, Management information systems, Power distribution, Power distribution control, Power systems, Power system control, Power system measurements, Power system monitoring, Topology.
Nomenclatura
AESA – Amazonas Energia S/A;
AMI – Advanced Metering Infrastructure;
AMR – Automatic Meter Reading;
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica;
EMI – Electromagnetic Interference;
MESA – Manaus Energia S/A;
MDM – Meter Data Management;
NSE – Núcleo de Sistemas Embarcados;
SCADA – Supervisory Control and Data Acquisition;
SEGC_RSD – Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Cargas da Rede Secundária de Distribuição;
P&D – Pesquisa e Desenvolvimento;
UEA – Universidade do Estado do Amazonas.
Introdução
E
nergia elétrica é um insumo estratégico na economia de qualquer país e elemento fundamental ao bem estar social dos povos em qualquer