PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO PARA ÁREA DEGRADADAS
A vegetação que se desenvolve na faixa de preservação permanente ao longo dos cursos d'água é comumente chamada de mata ciliar, representada por faixas estreitas de vegetação nativa (MARTINS,2001)
As matas ciliares são consideradas ecossistemas essenciais para equilíbrio do meio ambiente e ao desenvolvimento rural sustentável e a sua recuperação pode trazer benefícios significativos sob vários aspectos. Em escala local e regional elas protegem a água e o solo, proporcionando abrigo e sustento para fauna, também funcionam como barreiras, diminuindo a propagação de pragas e doenças em culturas agrícolas. Em escala global as florestas fixam carbono, reduzindo os gases do efeito estufa. (BARBOSA, 2006).
As florestas ciliares são protegidas por leis, pois são avaliadas como um bem importante para toda comunidade. (FALAR DO CÓDIGO FLORESTAL)
No Brasil, estão presentes em todos os biomas: cerrado, mata atlântica, caatinga, floresta amazônica, pantanal e pampa, sendo assim pode-se imaginar a imensa diversidade de plantas e animais que dependem dessa vegetação e compõem esses diferentes biomas. (KUNTSCHIK et. al., 2011).
No contexto nacional, as áreas de preservação permanente (APP's) vêm apresentando ao longo dos anos grandes degradações devido o processo de ocupação do Brasil que caracterizou - se pela falta de planejamento e consequente destruição dos recursos naturais , principalmente das florestas. Ao longo da história do país, a cobertura vegetal nativa, foi sendo fragmentada, cedendo espaço para pastagens, culturas agrícolas e urbanização. (SEBASTIÃO VENACIO MARTINS. RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES. EDITORA APRENDA FÁCIL. VIÇOSA - MG, 2001)
Nos anos 70 a agricultura paulista passou por um processo de modernização, porém as modernas tecnologias que tinham como objetivo maiores produções, intensificou o uso do solo e também o uso de agrotóxicos, ocasionando problemas na conservação do solo e da água.(Paulo da silva Nofs ; Luiz Fernando Galli; Janio