PROPOSTA DE OFICINA: A interpretação da música para o ensino da Geografia
TÍTULO: A interpretação da música para o ensino da Geografia
MINISTRANTES: Fernanda Flores Silva dos Santos Paulo Adriano Santos Silva I-INTRODUÇÃO: A música pode ser utilizada como um recurso didático para ser interpretada no tocante aos temas geográficos. De modo que a utilização dos ritmos musicais, as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender e debater sobre os conteúdos já estudados.
II - PÚBLICO-ALVO
Série: 1° ano do Ensino Médio
Faixa etária: 14 - 17 anos
III - OBJETIVOS
Relacionar a letra das músicas com os conteúdos geográficos estudados referentes principalmente a comercialização e globalização;
Desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas;
IV- METODOLOGIA
A PRIMEIRA ETAPA
Consistirá na explicação sobre a importância da interpretação das músicas de compositores brasileiros para se fazer uma análise do espaço geográfico. E exposto aos alunos as músicas escolhidas relacionadas as temáticas já previamente estudada por eles. As músicas a serem tocadas serão “Feira de Mangaió (Clara Nunes) no sentido de trazer as redes comerciais, trabalhando a questão da informalidade aliada aos produtos vindos da china e de outros países. “A feira de Caruaru” (Luiz Gonzaga) que retrata a diversidade de gêneros encontrados na feira. A música “Camelô” (Edson Gomes) que retrata a questão da informalidade na qual pode ser verificada dentro da feira.
A SEGUNDA ETAPA
Os alunos irão posicionar as carteiras em formato de círculo e serão distribuídas para os alunos as letras das músicas impressas e posteriormente serão tocadas para que os estudantes possam analisar a letra. Em seguida a audição, será realizado um debate acerca dos conteúdos geográficos identificados, trazendo esta para a realidade vivida dos alunos.
V- RECURSOS MATERIAIS
Papel ofício
Data show
VI- BIBLIOGRAFIA
CASTROGIOVANNI,