Proposta de intervenção: a magia da leitura
A leitura deve ser vivenciada desde sempre pelo ser humano e, constantemente deve ser vista como agente mediador entre a criança e a formação de sua personalidade e de sua concepção de mundo bem como desenvolvimento das suas emoções e relações afetivas. Como sugere Goes (1990, p. 16): “A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor reage, reavalia, experimenta as próprias emoções e reações”.
A leitura na educação infantil atua como o primeiro passo para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o que resultará em um adulto leitor. Neste sentido o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCN/EI) afirma que:
A aprendizagem da linguagem escrita é “um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que tem como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita”. Aponta ainda que “as instituições e profissionais de educação infantil deverão organizar sua prática de forma a promover as seguintes capacidades nas crianças: (...) interessar-se pela leitura de histórias; familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.” (Brasil/MEC, 1998, v.3, p. 122 e 131).
O respectivo projeto será realizado em várias dependências da escola para diversificar os ambientes de aprendizagem e motivar os alunos da turma K4 (1º período) bem como toda a escola para hábitos de leitura. A escola escolhida é a Tic Tac Toe – Educação Infantil Bilíngue, localizada no bairro Luxemburgo e que atende crianças de um a seis anos de idade. Por ser uma instituição nova, fará dois anos no final do ano de 2012, conta com 16 alunos divididos em três salas, K2, K3 e K4 atendendo alunos de 2, 3 e 4 respectivamente. Cada turma