Proposta de intervenção motivacional para aumento do senso de Auto-Eficácia
Público Alvo: Alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental.
Introdução
Tendo em vista que a motivação é necessária para que possa haver o inicio de qualquer ação, o presente projeto tem como objetivo fazer com que possa haver um aumento de motivação referente aos estudos principalmente através da Auto-Eficácia para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Auto-Eficácia se resume as expectativas que seus esforços levem ao sucesso, isto ajuda com que cada pessoa mobilize “energias” e esforços para o desenvolvimento de atividades que tragam o resultado almejado, por exemplo, se uma pessoa tem a crença de uma capacidade “x”, mas esforços serão focados para o desenvolvimento da capacidade “x”. Segundo Albert Bandura: “(…) As expectativas pessoais de sucesso desempenham papel importante na motivação.”. Através deste senso de Auto-Eficácia tende-se a desenvolver a Auto-Regulação também.
É necessário trabalhar esse senso desde a infância quando as crianças estão mais propensas a desenvolver e levar para a vida este senso, Segundo Medeiros et al. “crianças encaminhadas com queixa de dificuldade de aprendizagem apresentaram um baixo senso de Auto-Eficácia e foram avaliadas pelos seus pais como tendo mais problemas comportamentais quando comparadas às crianças com bom desempenho escolar” (2000, p. 335).
Intervenção motivacional
A intervenção motivacional consiste em uma gincana realizada em sala onde as crianças não deveram competir com seus colegas de classe e sim por em prova seus conhecimentos. Essa gincana será dividida em etapas principais onde acontecerá uma em cada bimestre, sendo definida pelo orientador tendo em vista o calendário escolar, em cada uma das principais etapas terá 3 baterias de provas onde é aconselhável que cada bateria seja feita em um dia diferente a fim de que os alunos possam refletir sobre seu desenvolvimento.
Cada bateria de provas terá 3 questões onde