Proposta de implementação de ações sócio-educativos para redução do indice de gravidez na adolescencia nas escolas municipais de batalha-al
_______________________________________________
Célia Maria Silva
Projeto de Implementação de ações sócio-educativos para a redução do índice de gravidez na adolescência nas escolas municipais de Batalha / Al.
Arapiraca
2011
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
___________________________________________________
Célia Maria Silva
Projeto de Implementação de ações sócio-educativos para a redução do índice de gravidez na adolescência nas escolas municipais de Batalha / Al.
Universidade Norte do Paraná.
Trabalho apresentado ao curso de serviço social para as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Ciêntifica,Processos de Trabalho e Oficina de Formação.
Professores: Heleanara Regina Sampaio, Edna Braun, Amanda Bozza e Rodrigo.
Arapiraca
2011
INTRODUÇÃO
A ocorrência da gravidez na adolescência é considerada um importante problema de saúde pública, aonde vem aumentando o número de gravidez e diminuindo a idade das adolescentes grávidas.
Atualmente estima-se que mulheres com idade entre 10 e 19 anos respondam por cerca de 23 a 30% do total das gestações (BRASIL, 1999 a).
Em nosso meio as taxas de gravidez na adolescência variam de serviço para serviço, mas estima-se que de 20 a 25% do total de mulheres gestantes sejam adolescentes, apontando que 18% das gestantes sejam adolescentes de 15 a 19 anos já haviam ficado grávidas uma vez.
A gravidez na adolescência traz sérias implicações biológicas, familiares, psicológicas e socioeconômicas além de jurídico-sociais, que atingem o individuo adolescente e a sociedade como um todo, limitando ou adiando as possibilidades de desenvolver o engajamento destas jovens na sociedade.
Tanto a adolescência como a gravidez são crises, imprescindíveis para o desenvolvimento do individuo e perpetuação da espécie humana, sendo que a segunda