Proposta de execução do projeto “Avaliação da taxa de germinação de sementes de Brassica nigra em diferentes qualidades de luz”
CAMPUS PARAUAPEBAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL
ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL –
Proposta de execução do projeto “Avaliação da taxa de germinação de sementes de Brassica nigra em diferentes qualidades de luz”
PARAUAPEBAS-2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
CAMPUS PARAUAPEBAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL
CAIO RODRIGO ALVES SOARES
HELOÍSE RODRIGUES ALVES DE SÁ
PAULA E SILVA MATOS
RAÍSA JESSICA CAVALTI FONSECA METZKER
INTRODUÇÃO:
A germinação das sementes depende de vários fatores fisiológicos internos que são influenciados pelo meio em que a semente está inserida, e externos com relação às condições do ambiente da germinação. Um dos fatores que influencia a germinação das sementes é a qualidade da luz, que está relacionada ao comprimento de luz disponível para a ativação do fitocromo das sementes.
Uma maneira de controlar a qualidade da luz disponível para o meio é a utilização do papel celofane. Esse tipo de papel altera a razão-zeta, que é a razão de comprimento de onda que as plantas absorvem para a fotossíntese (TAKAKI, 2001) que é o de 655-665 nm e o de 725-735 nm.
Ao envolver o recipiente em que as sementes estão contidas, em papel celofane, é possível controlar qual comprimento de onda a semente ficará exposta. Dessa maneira, é possível avaliar a melhor qualidade de luz para a germinação de sementes de Brassica nigra, com base na taxa de germinação das sementes, em porcentagem (%).
OBJETIVO:
Avaliar a porcentagem (%) de germinação das sementes de Brassica nigra expostas a diferentes qualidades de luz.
JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho abrange uma interessante área de estudo, proporcionando a avaliação da melhor qualidade de luz para a germinação da espécie Brassica nigra, com base na porcentagem de sucesso na germinação.
Largamente