Proposta de consultoria
Trabalho Acadêmico Prático apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais, do Curso de Administração em Comércio Exterior, da Faculdade UNEB.
Brasília, DF
Novembro – 2011
1. Introdução
A Administração de Materiais é definida por um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa e destinadas a suprir as diversas unidades com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem as compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, bem como as operações gerais de controle de estoques.
Os materiais são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto para as empresas e o investimento em estoque de materiais representa 1/3 do ativo de uma empresa. Dessa forma é necessário fazer um trabalho de pesquisa, programação e controle para que a organização possa atingir seus objetivos, bem como garantir competitividade e lucratividade.
Nesse trabalho serão abordados cinco temas alusivos à Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais que facilitará o entendimento da importância de uma perfeita administração dos recursos materiais.
2. Armazenagem
As oportunidades de aumento da lucratividade de uma empresa e da eficiência do seu sistema logístico e da cadeia de suprimentos onde está inserida é a função de Administração de Materiais, mais especificamente àquelas atividades de estocar e armazenar materiais, comumente chamada de armazenamento de produtos.
Os armazéns surgiram em virtude de uma grande necessidade de reter mercadorias de forma apropriada de modo a preservar as características dos produtos e facilitar a circulação e distribuição de mercadorias. A atividade de armazenagem foi estabelecida pelo homem primitivo ao perceber que poderia