Proposta de atividades Residencia multiprofissional
RESIDENCIA MULTIDISCIPLINAR - FACULDADE DE
MEDICINA DO ABC
DAVI RODRIGUES JUNIOR
SAÚDE DO IDOSO
SANTO ANDRÉ
2015
PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ
RESIDENCIA MULTIDISCIPLINAR - FACULDADE DE
MEDICINA DO ABC
DAVI RODRIGUES JUNIOR
Atendimento farmacêutico: Orientações quanto ao uso e administração de medicações e consulta farmacêutica.
Residência Saúde do Idoso
SANTO ANDRÉ
2015
I) Introdução e Justificativa
A assistência farmacêutica na atenção básica
A Unidade Básica de Saúde (UBS) constituem a porta de entrada para o sistema público de saúde Brasileiro. Nesse nível de atenção, procura-se responder à população visando promoção, prevenção e recuperação em saúde, por meio de ações clinicas baseadas em evidencias. A distribuição de medicamentos na atenção básica é parte integrante do processo de cura, reabilitação e prevenção de doenças. O farmacêutico geralmente é o último profissional de saúde que tem contato direto com o paciente após a decisão médica pela terapia farmacológica.
Ao longo da história da profissão houve o surgimento de novas definições das atividades farmacêuticas, dentre elas a Atenção Farmacêutica (2) a qual têm influenciado cada vez mais estes profissionais a assumir um papel ativo na promoção da saúde. A profissão tem mudado do papel de dispensador de medicamentos para uma função mais clínica, de forma a atender as relações de saúde com foco no paciente (3). Porém estas mudanças, no momento atual em que a profissão se insere, tem limitações, como à falta de tempo e de estrutura física dos estabelecimento (4) (5). Assim, faz-se necessário a problematização destas limitações, visando favorecer uma atenção integral ao paciente e melhorar a resolutividades de problemas relacionados aos medicamentos. Dentre as limitações, se destacam:
1) Falta de tempo no ato de dispensação
O tempo disponível (pelo paciente e/ou farmacêutico) para o atendimento deve ser suficiente para que sejam prestadas as devidas orientações, visando
uma