proposta curricular Semed
Quais as concepções que fundamentam a proposta
Qual a relação das concepções na sua Prática Pedagógica na sala?
Relatório analítico da Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Silvia Abreu
Área de atuação: 1º ano do Ensino Fundamenta
Zona: Rodoviária
Para os profissionais da educação é fundamental ter uma visão, tão clara quanto possível, da cultura atual, para nos situarmos melhor no cotidiano do aluno e nas concepções a partir das quais a sociedade contemporânea é vista como decorrente de rupturas em relação à forma de vida da modernidade, onde percebemos problemas como individualismo que está cada vez mais se entranhando em nossa sociedade, e como solução se faz necessário o desenvolvimento de uma educação solidária. Não uma educação que leve em conta apenas o sentimento ligado à proximidade, mas uma atitude permanente de abertura para a diversidade. Outra situação preocupante são as condições sociais e econômicas da maioria da população que residem em moradias precárias localizadas em ocupações desordenadas sem infraestrutura adequada na maioria dos bairros de nossa cidade.
Diante desta realidade é necessário que os educadores reflitam sobre estes problemas buscando eleger, como objetivo de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sócio-politico-econômica-cultural, que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem e assimilação são consideradas essenciais para a construção de um homem integral.
O conhecimento da Proposta Curricular é precário para os docentes que atuam nas escolas publicas municipais, devido à impossibilidade de tempo para estudos direcionados da proposta, fazendo com que o acesso a mesma seja somente nos períodos do planejamento onde nos limitamos a ler apenas os conteúdos e direcionamentos da série em que estamos atuando.