PROPOSTA COMERCIAL PRR ERGONOMIA
Catanduva/SP, 30 de junho de 2014.
À
ESCOLA BANDEIRANTE
A/C: Dr. Luiz Roberto Pires Domingues Júnior - Diretor Administrativo
Prezados Senhores:
Estamos submetendo à aprovação desta instituição escolar, proposta para a elaboração de Laudo de Avaliação Ergonômica, referente às adequações a serem efetivadas, buscando o devido cumprimento da legislação vigente, bem como melhorias no bem estar, salubridade e eficiência, tanto dos alunos, como dos funcionários.
A segurança deve ser uma preocupação comum a todos os membros da comunidade educativa – pessoal docente e não docente, alunos, pais, encarregados de educação e representantes autárquicos.
Além de um bom conhecimento e informação neste âmbito, importa criar uma cultura de segurança, interiorizando procedimentos, comportamentos e adaptando as necessárias medidas de prevenção.
É recomendável que a temática da segurança esteja integrada no Projeto Educativo da Escola Bandeirante, tendo em vista uma melhor sensibilização de todos e contribuir para desenvolver um comportamento coletivo de segurança.
Fato inconteste que o mobiliário escolar, juntamente com outros fatores estruturais da grande maioria das instituições de ensino do nosso país, influi circunstancialmente no desempenho, segurança, postura e em diversos comportamentos dos alunos e corpo docente.
No ambiente escolar tem-se observado uma grande lacuna de aplicações ergonômicas. A atividade escolar, no Brasil, nesse quesito, fica a mercê da "causalidade", propiciando agravos de ordem física e psicológica, muitas vezes irreversíveis.
Sentir-se confortável é uma das melhores sensações dos seres humanos. Alguns estudos já comprovaram que condições desfavoráveis de conforto ambiental são causa de mau desempenho dos alunos. Se considerar que o conforto térmico e o meio ambiente interferem no aproveitamento didático dos alunos em sala de aula, torna-se importante fazer avaliação do ambiente construído, com a necessidade de