Proposta Arquivolo

916 palavras 4 páginas
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM NÚCLEO UNIFICADO DE INFORMAÇÃO E BIBLIOTECA/ ARQUIVO VIRTUAL

INTRODUÇÃO

Dados contextualizados, que se tornam informações, elemento transformador de estruturas e que, por conseguinte geram o conhecimento. Seria a informação um elemento tão importante assim? Esta pergunta requer uma resposta simplória, porém com outra pergunta, o que faríamos sem a informação? A informação é um elemento o qual poderíamos afirmar que não conseguiríamos viver sem ela no século XXI, na era do conhecimento e da informação. Esta, a informação, permite-nos chegar a qualquer lugar ainda que não saibamos, como também a experimentar e conhecer novos prismas e horizontes. Sabendo-se que no século o qual vivemos, informação é sinônimo de poder, sendo também sinônimo de cura, inclusão, conhecimento, dentre outros vários sinônimos que o termo informação pode se adequar.
Os arquivos detêm de tudo aquilo que a instituição vive e produz no decorrer de seu funcionamento, desde a sua criação até os momentos de destaques, seja por um prêmio, ou desenvolvimento reconhecido regionalmente, nacionalmente ou internacionalmente, para a produção e construção da memória.
Couture e Rousseau (1998, p. 201) afirmam que “os arquivos são o espelho da sociedade que os constitui, os conserva e os explora para fins administrativos, culturais, patrimoniais ou de investigação”, e ainda ressalta Robert (apud JARDIM, 1995, p. 4) que “os arquivos constituem a memória de uma organização qualquer que seja a sociedade, [...] com vistas a harmonizar seu funcionamento e gerar seu futuro. Eles existem porque há necessidade de uma memória registrada”.
Em um mundo globalizado o qual nos encontramos, busca-se cada vez mais com muita intensidade a eficiência e eficácia. Tendo por base que uma Instituição sem o patrimônio arquivístico (documental) não subsistiria, tem-se planejado e implementando formas de promover a acessibilidade, a disseminação das informações de modo que se possa ter a

Relacionados