Propiedades físico-químicas da água do mar
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: ECOLOGIA MARINHA
PROFESSOR: JEREMIAS PEREIRA SILVA FILHO
PROPIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DA ÁGUA DO MAR
MARCONES FERREIRA COSTA
TERESINA-PI
JANEIRO-2013
1.0- Temperatura
A temperatura da água varia tanto verticalmente como horizontalmente na coluna d’água. A temperatura da água do mar exerce influencia tanto nos seres marinhos como nas massas de água. Medidas de salinidade e temperatura juntas são usadas para identificar massas de água e sistemas de correntes.
A temperatura superficial dos oceanos é influenciada pela latitude (Figura 1). O ângulo de incidência da radiação solar é maior nas pequenas latitudes, portanto o equador recebe cerca de 1,5 a 2 vezes mais calor que os pólos. A circulação atmosférica e oceânica transfere o excesso de calor recebido nas regiões equatoriais para regiões polares, gerando dessa forma um equilíbrio térmico. Cerca de 77% do volume total dos oceanos apresenta temperaturas inferiores a 4°C.
Figura 1- Efeito da radiação solar em diferentes latitudes.
Na superfície, a distribuição da temperatura forma isotermas, ou seja, linhas de mesma temperatura segundo a latitude. A grosso modo, a cada linha de latitude percorrida a temperatura altera-se em 0,5°C (Figura 2). A temperatura nos continentes varia mais do que nos oceanos, os continentes resfriam maior quantidade de volume de ar, que extrai mais calor dos oceanos pela ação dos ventos. A temperatura na coluna d’água decresce em função da profundidade nas regiões equatoriais e tropicais.
A camada onde a temperatura muda drasticamente com a profundidade é conhecida como termoclina permanente. Essa fica localizada entre 150-400 metros nos trópicos e entre 400-1000 metros nas regiões subtropicais. Abaixo dos 1000 metros de profundidade ocorrem uniformidade das propriedades temperatura e salinidade. Nas várias regiões oceânicas tanto a