Propagação de estímulos nervosos
Propagação do impulso nervoso faz se através do fluxo de íons, positivos e negativos, ao nível da membrana celular do axônio, o qual é facilitado por alterações da permeabilidade da membrana.
Num estado de repouso (ausência de estímulos) a superfície interna damembrana celular do neurônio encontra se carregada negativamente em relação superfície externa da membrana, que se encontra carregada positivamente-polarização. A diferença de potencial elétrico entre as duas faces da membrana (potencial de membrana) deve-se, principalmente, à distribuição desigual dos íons de sódio (Na+) e potássio (K+) dentro e fora do neurônio, por ação da bomba de sódio e potássio (bomba Na+/K+). Nestas condições o neurônio tem um potencial de repouso.
A velocidade de propagação do impulso nervoso depende da estrutura do axônio. A condução do potencial de ação é progressivamente mais rápida em axônios de maior diâmetro e com bainha de mielina. Os axônios de maior calibre oferecem uma resistência menor ao fluxo do impulso nervoso. Nos axônios mielinizados, como a mielina isola eletricamente a membrana celular, o potencial de ação propaga-se apenas nos nódulos de Ranvier. Assim, o impulso nervoso propaga-se de nódulo em nódulo, numa condução saltatória, e não ao longo de toda a membrana do axônio, o que aumenta consideravelmente a velocidade de transmissão da informação.
MATERIAIS
Bexiga
Fósforo
Estilete
Gelo
Papel
Água
Pipeta Pasteur
Pó de cravo
Álcool
Venda
OBJETIVO
Alcançar os níveis de propagação das alunas que foram testadas. Percebendo o limite de cada uma de acordo com as experiências realizadas.
METODOLOGIA
Foi sorteado nos grupos um aluno para realizar a tarefa direcionada pelo professor, sendo que os outros seriam testados com as experiências colocas em questão. Com os olhos vendados começaram-se os testes de propagação de estímulos, que com eles sem conseguirem ver e de forma alternada verificamos a