propagação da luz
A luz propaga-se em linha reta e em todas as direções sempre que a sua velocidade de propagação seja constante num dado meio.
Cada uma das direções retilíneas segundo a qual se propaga a luz chama-se raio luminoso. As fontes luminosas emitem feixes de raios luminosos. E estes feixes de raios luminosos podem ser:
Divergentes - O feixe de luz diverge a partir de um ponto da fonte. Ex: faróis de um carro
Convergentes - O feixe de luz concentra-se num ponto. Ex: um raio de luz sobre uma lupa
Paralelos - O feixe de luz propaga-se sempre com os raios paralelos entre si. Ex: uma pessoa a cantar.
Quando a luz se propaga pode atravessar materiais transparentes e translúcidos, só que não atravessa materiais opacos. Transparente Translúcido Opaco Meio Transparente: A luz passa totalmente pelo objeto, chegando luz ao outro lado.
Meio Translúcido: A luz passa parcialmente pelo objeto, chega pouco menos luz ao outro lado.
Meio Opaco: A luz não passa por ele, não e possível ver através dele. Condução Térmica
A condução térmica ou difusão térmica é a propagação de calor no interior de um corpo sólido, aquecido ou entre corpos sólidos distintos em contato direto.
Os vários tipos de materiais apresentam condutibilidade térmica, que diz qual é o poder de condução térmica de calor. Os materiais mais densos apresentam uma condutibilidade térmica maior como o ferro, enquanto que os menos densos possuem condutibilidade térmica menor como a borracha, pois os menos densos apresentam menos moléculas para propagar o calor por toda a sua área.
Exemplo: pegamos uma barra de ferro e aquecemos uma de seus lados de forma que iremos segurar o outro lado com a mão. Após certo tempo iremos observar que a barra irá esquentar no lado de onde esta a chama até o lado onde esta a mão. Esse efeito de transmissão de calor de uma extremidade para a outra é o que