Propagandas Publicitarias
Devassa Tropical Dark (..) O Departamento de proteção e defesa do consumidor (DPDC) considera que a propaganda equipara a mulher negra a um objeto de consumo ao comparar o corpo deminino a cerveja. A campanha “Devassa tropical dark” foi veículada nos meios de comunicação brasileiros nos anos de 2010 e 2011.
Fonte: Site do G1 em brasilia, atualizado 04/10/2013, 12h30. "Não se pode admitir que para vender um produto, sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar desigualdades", afirmou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Amaury Oliva. Fonte: CONAR.
Propaganda Publicitária Enganosa
Suco de laranja caseira.
A empresa SABB (Coca-Cola) foi multada no valor de R$ 1.158.908,00 por publicidade enganosa na oferta da bebida “Laranja Caseira”. Houve ofensa ao código do consumido quando o anunciante deixou deixou de esclarecer que o produto na verdade é um “néctar” e não um “suco”. Isso significa que foi omido do consumidor o fato de que o produto possui aditivos e água, além do suco da “fruta”, diz nota do ministério da justiça. Fonte: Site do G1 em São Paulo. Atualizado 09/07/2013 17H17.
Propaganda Publicitária Subliminar
Jequiti
As propagandas subliminares da marca Jequeti veículada na emissora SBT foram alvo de criticas e viraram até piada na internet.Procurado pelo Virgula nesta segunda-feira (14), o SBT argumenta, por meio de sua assessoria de imprensa, que a “a ação é autorizada pelo CONAR“. CONAR – que regula a publicidade exibida na televisão brasileira – revelou que chegou a abrir uma investigação, no fim de 2012, para examinar os anúncios, mas concluiu que eles não violam nenhuma regra vigente. Fonte: Site Virgula UOL, Redação; Atualizado em 14/10/2013