Propaganda (resenha)
A propaganda é a forma de comunicação mais conhecida popularmente. É uma técnica, paga, de comunicação, cuja finalidade é fornecer informações a um público, provocando atitudes e ações positivas em relação aos produtos e serviços de uma marca.
A propaganda pode alcançar compradores diferente lugares. Seu custo pode variar dependendo do valor do veiculo de mídia escolhido. Em geral, a propaganda faz uso de veículos de comunicação de massa. Nela, o efeito sobre as vendas ocorre pela repetição dos anúncios, e os compradores tendem a acreditar que uma marca muito anunciada oferece ‘bom valor’.
Os profissionais devem considerar estas variáveis ao escolher o tipo de mídia: hábitos de mídia do público-alvo, características do produto, características da mensagem e custo.
“Depois da mensagem, a próxima tarefa do anunciante é escolher a mídia para veiculação. As etapas abrangem a decisão sobre a cobertura, a frequência e o impacto; a escolha entre os principais tipos de mídia; a seleção dos veículos de comunicação específicos; a decisão quanto ao timing da mídia, e a decisão sobre a distribuição geográfica da mídia. Depois, os resultados dessas escolhas precisam ser avaliados.” (KOTLER 2000 pg.604)
Dentre os métodos de avaliação, o tamanho do público pode ser avaliado de diversas maneiras:
a) circulação;
b) audiência;
c) audiência efetiva;
d) audiência efetiva exposta ao anúncio.
São várias as considerações sobre a avaliação da mídia, o importante é utilizar das virias ferramentas disponíveis, formando o melhor mix de mídia.
Os anunciantes devem estar atentos para não infringir normas legais e sociais com a veiculação de seus anúncios. As empresas devem conhecer a legislação, os códigos de defesa do consumidor e outros organismos regulamentadores, também se preocupar em não veicular propagandas enganosas, mensagens falsas e mensagens ofensivas.
Como determinar a quantia certa para investir? Não existe regra. Deve existir atenção