Propaganda Política
Propaganda política, na acepção brasileira, é a utilização de meios de marketing, notadamente impressos, internet, televisão e rádio, para a divulgação de ideários político-partidários e para angariar votos.
Sendo o termo propaganda política um gênero cujas espécies são a propaganda eleitoral, a propaganda intrapartidária e a propaganda partidária.
Tipos de propaganda políticas
•
Propaganda Eleitoral
É a forma de captação de votos utilizada por partidos, coligações e candidatos, em época determinada em lei, visando à eleição em cargos eletivos.
•
Propaganda Intrápartidária
É a realizada por filiado a partido político visando convencer correligionários, participantes de convenção para escolha dos candidatos, a escolher seu nome para concorrer a cargo eletivo, sendo vedada a participação da mídia.
•
Propaganda Partidária
É a divulgação genérica e exclusiva do programa e da proposta política do partido, sem menção a nomes de candidatos, visando angariar adeptos ao partido político.
Propaganda eleitoral: Saiba o que pode e o que não pode durante a campanha
Cavaletes: São permitidos cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos. Esses itens devem ser colocados e retirados diariamente. O horário permitido para exposição vai das 6h às 22h
Faixas e cartazes: Podem ser instalados em bens particulares desde que não excedam a 4 metros quadrados (m²). A manifestação deve ser espontânea, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço. A justaposição de placas cuja dimensão exceda a 4m² caracteriza propaganda irregular. É proibida a veiculação de propaganda em postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos
Outdoors: São proibidos, independentemente do local. A