propaganda ideológica
PROPAGANDA IDEOLÓGICA
Imperatriz
2012
PROPAGANDA IDEOLÓGICA
A mídia exerce grande influência no indivíduo em vários aspectos: comportamento, usos e costumes, estética, estilos, moda, é por meio dela que é possível vender e comprar serviços, entreter, emocionar e formar ideias na esfera social. A grande massa da mídia atuante, em sua maioria são empresas privadas que objetivam o lucro e agem segundo a lógica e os interesses dos grupos que representam, dessa forma manipulam o pensamento a fim de ter o controle social com a venda de sua ideologia.
As propagandas sustentam os meios de comunicação de massa, rádio, revistas e televisão, e cada uma delas tem uma ideologia a impor, e procuram a melhor forma de manipulação para que o indivíduo siga tais ideias. Dessa forma, afirma GARCIA(1999).
A propaganda ideológica, ao contrario, é mais global. Sua função é formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social. As mensagens apresentam uma versão da realidade a partir da qual se propõe a necessidade de manter a sociedade nas condições em que se encontra ou transformá-la em sua estrutura econômica regime político ou sistema cultural. (GARCIA, 1999, p.11)
Esses grupos interferem na vida social do individuo que, muitas vezes, nem percebem que estão sendo manipulados, segundo GARCIA (1999, p.15) as ideias difundidas pela mídia nem sempre deixam transparecer seus objetivos e com isso eles conseguem controlar a maioria doa grupos sociais.
A propaganda ideológica se dá também pelas linhas governamentais, a ditadura militar, por exemplo, usou um sistema de censura, nada podia ser divulgado se não houvesse uma prévia autorização, era transmitido apenas o que o governo queria, de acordo com suas ideologias. A mídia transmite, muitas vezes, uma realidade que não condiz com as condições do povo, mostra uma sociedade justa e igualitária para todos,