Propaganda corporativa
A propaganda corporativa é definida como o uso pago da mídia para beneficiar a imagem da empresa e contribui para a formação da imagem da organização. Por isso, ela deve ser estratégica (que seja de fácil lembrança) e coerente com a visão da empresa em todos os veículos de comunicação. Além disso, ela deve mostrar claramente a identidade da organização, sendo embasada em sua estratégia de comunicação global.
A principal diferença entre a propaganda corporativa e a propaganda de produto é que esta é realizada pelo departamento de marketing enquanto àquela é atribuída aos cuidados da área de comunicação.
As organizações que mais fazem uso desse tipo de propaganda são as grandes empresas, por sua diversificação de produtos, atividades e serviços; e por empresas de indústrias polêmicas, tais como as de tabaco, farmacêuticas, petroquímicas, etc.
Há três categorias de propagandas corporativas: * Propaganda para reforçar a identidade e melhorar a reputação: muito usada para fortalecer a imagem da empresa depois de grandes mudanças estruturais, tais como fusões e aquisições. Existe o desafio de mostrar a amplitude dos negócios. Caso a identidade da organização não esteja tão clara para o público devido a esta amplitude, a empresa pode utilizar-se da propaganda corporativa para melhorar a percepção dele. * Propaganda para atrair investimentos: utilizada para melhorar a relações financeiras da organização com os investidores e analistas. Tal propaganda pode servir de estímulo para compra de ações de uma empresa e, em muitos casos, o próprio CEO da empresa aparece durante a campanha para mostrar aos acionistas e investidores potenciais que suas decisões estão bem alinhadas à visão da organização. Algumas empresas acreditam que esta é a mais efetiva e importante dentre as propagandas corporativas. * Propaganda para influenciar opiniões: conhecida também como propaganda argumentativa, é utilizado, principalmente, quando a