pronome
De modo geral, esta referencia , é feita a um objeto substantivo considerando-o apenas como pessoa localizada do discurso.
Bechara p.162
Pessoas do discurso - São duas as pessoas determinantes do discurso 1ª eu ( a pessoa correspondente ao falante ) e 2ª. tu ( correpondente ao ouvinte). A 3ª. pessoas, indeterminada, aponta para outra pessoa em relação aos participantes da relação comunicativa.
Bechara p.162
Classificação dos pronomes - Os pronomes podem ser: pessoais, possessivos, demonstrativos( abarcando o artigo definido), indefinidos( abarcando o artigo indefinido), interrogativo e relativos.
PRONOME SUBSTANTIVO e PRONOME ADJETIVO- O pronome pode aparecer em referência a substantivo claro ou oculto:
Meu livro é melhor que o teu
Bechara p.163
Pronomes pessoais- Os pronomes pessoais designam as duas pessoas e a não pessoa ( não eu, não tu), considerada, pela tradição, a 3.ª pessoa:
1.ªpessoa: eu (singular), nós (plural)
2.ª pessoa: tu (singular), vós (plural) e
3.ª pessoa: ele,ela(singular), eles, elas(plural).
O plural nós indica eu mais outras pessoas, e não eu + eu.
As formas eu, tu,ele,ela,nós,vós,eles,elas, que funcionam como sujeito , se dizem retas. A cada um destes pronomes pessoais retos corresponde um pronome pessoal oblíquo que funciona como complemento e pode apresentar-se em forma átona ou forma tônica. Ao contrário das formas átonas, as tônicas vêm sempre presas a preposição:
PRONOMES PESSOAIS RETOS PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS átonos (sem prep.) tônicos ( c/prep.)
Singular: 1.ª pessoa: eu me mim 2.ª pessoa: tu