Projeções cartográficas
Projeção que se realiza mediante a projeção dos meridianos e paralelos geográficos num cilindro tangente, ou secante, a uma esfera, e após o desenvolvimento deste cilindro num plano.
Projeção cilíndrica: é uma forma de projeção cartográfica, mapa, desenhada sobre um plano que pode ser comparado a um cilindro envolvendo o globo terrestre , como se você coloca-se uma folha de papel envolta do globo, como um cilindro, e desenhasse sobre ela. E eqüidistante, significa “mesma distância” ou “igual distância” (eqüi + distante).
Logo, a projeção cilíndrica equidistante, é uma projeção cartográfica cilíndrica que mantém algumas distâncias entre um ponto e outro, no mapa, iguais as verdadeiras, porém, em escala. Ou seja, é um tipo de projeção onde se pretende preservar a escala em algum local.
Uma característica desse tipo de mapa é que as distâncias não podem ser mantidas verdadeiras em escala em todos os locais da projeção, mas, é possível conseguir que todas as distâncias a partir de um ou dois locais sejam verdadeiras, ou então, fazer um mapa onde todas as distâncias medidas perpendicularmente a uma linha, que pode ser o Equador ou um paralelo qualquer, sejam verdadeiras, porém em escala.
Na projeção cilíndrica eqüidistante, que também pode ser chamada de “projeção equiretangular”, é feito um ajuste no espaçamento dos paralelos para que a escala seja mantida em pontos determinados.
Geralmente, a projeção cilíndrica eqüidistante se parece à primeira vista com a projeção de Mercator, mas com a diferença de não apresentar o alongamento no sentido Leste-Oeste e o achatamento no sentido norte-sul, nos países de latitude elevada. Isso ocorre porque, na projeção cilíndrica eqüidistante, tanto os paralelos quanto os meridianos estão separados pela mesma distância. Projeção Cônica
Projeção cônica é um sistema de projeção gráfica que estabelece uma relação ordenada entre os pontos da superfície curva do globo terrestre e