Projeção ortogonal
Teoria e Exercícios
Desenho Técnico – 2012
Ilustrações : ps. 2 a 6 e 11 a 20 Prof. Marcos André Siqueira Campos Ceset-Unicamp http://www.ceset.unicamp.br/webdidat/matdidat.ph p?cod=ST%20103&nome=%5BPED%5D+Marcus +Andr%E9+Siqueira+Campos ps. 7 a 10 Prof. Eduardo José Stefanelli (Cefet-SP) http://www.stefanelli.eng.br
1
Para que possamos, utilizando o desenho técnico, representar as três dimensões de um objeto (Altura, Comprimento e Largura) num único plano, utilizamos a Perspectiva. Há três tipos de perspectiva:
Nota-se que elas representam um mesmo objeto de maneira diferente e que a que causa menor deformação é a perspectiva isométrica. ISO = mesma MÉTRICA = medida A perspectiva isométrica mantém a mesma proporção entre as três dimensões originais da figura. Em desenho técnico habitualmente representamos as perspectivas por meio de esboços. 2
O desenho da Perspectiva Isométrica é baseado num sistema de três eixos formados por semi-retas de mesma origem e que formam entre si três ângulos de 120º. Os eixos isométricos.
Qualquer linha paralela a um eixo isométrico é chamada Linha Isométrica, as não paralelas são Linhas Não Isométricas.
3
Para facilitar o desenho da perspectiva isométrica por meio de esboços, podemos utilizar o papel reticulado. Que apresenta uma rede de linhas (malha) que formam ângulos de 120º entre si.
Observe o esquema de representação de um prisma retangular, usando a folha reticulada.
4
Podemos ainda representar os objetos tridimensionais em Planos de Representação distintos, utilizando o SISTEMA DE PROJEÇÕES ORTOGONAIS. PROJEÇÃO significa estender num plano a imagem de um objeto, por meio de linhas projetantes.
ORTOGONAL vem do grego orthos = reto + gonal = ângulo. Isto porque esse sistema baseia-se em linhas projetantes paralelas ou perpendiculares aos planos de representação, formando ângulos retos, que marcam as arestas dos sólidos que se deseja representar.
5