Projeção de resultados
Até agora discutimos como o empresário deve analisar o desempenho financeiro da sua empresa através da elaboração de vários demonstrativos e a análise de alguns indicadores financeiros, calculados com base nos dados desses mesmos demonstrativos.
Mas, como é preciso pensar no futuro, os empresários também devem elaborar o que ficou conhecido como projeções de resultados. Por projeções de resultados entendemos as estimativas elaboradas pelo próprio empresário de quanto espera vender, gastar e, conseqüentemente, ganhar nos próximos meses ou anos.
Para elaborar essas projeções, o empresário deve levar em conta não apenas o desempenho operacional passado de sua empresa, como o impacto de possíveis mudanças no cenário econômico – aumento da inflação, queda dos juros, etc. – tanto para a empresa quanto para o setor em que ela atua.
O desempenho operacional passado da empresa pode ser facilmente acompanhado através dos controles administrativos que discutimos acima, controles esses que são extremamente importantes para ajudar o empresário na elaboração de projeções de resultado.
A projeção de resultados ajuda a evitar, por exemplo, que os empresários cometam o erro de subestimar os custos associados a um possível aumento nas vendas. Muitas vezes, para conseguir aumentar as vendas, o empresário precisa comprar máquinas novas, contratar mais funcionários, etc.
Através da projeção de resultados, o empresário pode analisar o ganho líquido da expansão nas vendas, ou seja, o quanto do aumento do faturamento restou após a dedução dos gastos necessários para garantir esse aumento em vendas. Somente então o empresário poderá efetivamente decidir se a expansão nas vendas é, ou não, viável.
Em alguns casos, depois de deduzidos os custos adicionais – contratação de funcionários, compra de máquinas, gastos com financiamento, etc. – incorridos para a expansão de vendas, o empresário chega à conclusão de que a expansão não vale a pena, pois é