Projeção de poder e intervenção militar pelos Estados Unidos da América
A atuação dos Estados Unidos da América no cenario internacional possui diversas formas de relacionamento e intervenção sendo a sua capacidade militar umas das mais destacadas, isto é, na possibilidade de intervenção armada no desenrolar de um relacionamento político em escala mundial. Essa capacidade exige que se leve em considerção a organização humana, material e cognitiva pela qual se articulam unidades militares capazes de ação combatente, e como se sustentam essas capacidades ao longo do tempo.
A intervenção militar é invariavelmente guerra, é uma questão de política internacional resolvida por meio do uso da força como forma de um ator dobrar a vontade de um outro.Mas não é a unica forma de projeção de poder exitstindo tambem a diplomacia e pressões comerciais. Sendo a intervenção militar uma forma de projeção de poder em que o objetivo determina as metas, magnitude e duração dos engajamentos e operações de combate. Uma intervenção militar requer obrigatoriamente que a força seja impostas de maneira fisica e presencial no territorio extrangeiro, tendo como consequencia , as desvantagens táticas e logisticas das formas de guerra em ataque em relação as formas de guerra em defensiva.
Após o termino da Guerra do Vietnã, os Estados Unidos iniciaram a revisão de sua orientação estratégica na Guerra Fria, levando em conta que as regiões de tensão so aumentavam, o Pentágono propôs a criação de um combinado de tropas das quartro forçãs , Exército, Marinha, Força Aérea e Corpo de Fuzileiros Navais para deslocamento rápido. Tais unidades militares foram organizadas a partir da última década da Guerra Fria, a fim de conter crises na região do Oriente Médio, África e