Projeção de Mercartor
Os fluxos migratórios ocorrem desde o início da história da humanidade. Esse processo consiste na mobilidade espacial da população, podendo ocorrer em escala global, nacional, estadual e municipal.
De acordo com o IBGE, algumas pessoas se deslocam do município onde moram para trabalhar ou estudar. O Sudeste foi a região com maior número de pessoas que se deslocavam para outro município para estudar: 2,0 milhões (8,5%) de estudantes.
A busca pelo ensino ideal é o objetivo de muitos estudantes. Batalhar um lugar numa faculdade considerada de primeira linha é o alvo daqueles que investem dinheiro e tempo nos estudos preparatórios que antecedem o vestibular. Depois de escolhido o curso de e ter conseguido um espaço na universidade pretendida, é hora de mudanças. Junto com a felicidade de ter passado no processo seletivo, aparecem as novas responsabilidades: Mudar-se para uma nova cidade, fazer novos amigos, pagar contas, deixar de lado o conforto da casa antiga e o carinho de familiares. Enfim, é vez de tornar-se independente. Tendo em vista este assunto, o tema escolhido para análise foi o levantamento estatístico considerando a população que migra de uma cidade para outra a fim de estudar Arquitetura.
O método utilizado para pesquisa foi o levantamento de dados, que consiste em quatro etapas: Coleta de dados, apuração, apresentação e análise de resultados. COLETA DE DADOS:
Baseada em um questionário que levava em conta:
-Idade
- Idade com que entrou na faculdade
- Cidade
- Motivo de escolha da Instituição
- Dificuldade de escolha de Universidades de Arquitetura
- Migração de Estudantes
- Pretensão de migração pós Universidade
APURAÇÃO:
Realizada manualmente, através de questionários com sete perguntas, sendo respondidas por 25 estudantes de Arquitetura que saíram de suas cidades em busca de uma melhor infraestrutura estudantil.
APRESENTAÇÃO: