Projeçao de um troço de estrada
1. Memória descritiva e Justificativa
1.1. Preâmbulo
O trabalho consistiu na projecção de um troço de estrada. O projecto foi executado com base nas “Normas de Traçado”, Junta Autónoma de Estradas (JAE), bem como no material de apoio às aulas teóricas e práticas da cadeira Vias de Comunicação.
A apresentação do projecto consta de uma Memória Descritiva e Justificativa das soluções adoptadas para as várias componentes do projecto, com a referência a aspectos não contemplados no trabalho mas de importância relevante num projecto rodoviário.
O trabalho teve como objectivo preparar os alunos da disciplina de vias de comunicação para uma situação de implemento de uma estrada que estabelece a ligação entre dois pontos.
1.2. Traçado em Planta
1.2.1. Planta
Neste ponto é tratado o traço da directriz da estrada, ou seja, o eixo da estrada que melhor justifica as questões de segurança, os custos, o carácter ambiental, entre outros aspectos relevantes que poderão ser condicionados pela construção da estrada.
Características da Região
As características mais importantes a considerar da região onde irá nascer a estrada, foram obtidas observando os dados iniciais fornecidos para a projecção da estrada (carta militar, e folha de Excel com os layers da mesma), e distinguem-se entre outras como mais importantes o relevo do terreno, a existência de habitações e outras infra-estruturas, e aspectos ambientais.
Considerações Gerais
Como principais factores condicionantes do traçado tentou que os efeitos negativos relativamente à topografia, ao clima, à hidrologia, à paisagística e à ocupação dos solos fosse a menor possível:
a) Topografia – tentou-se assegurar uma diferença de cotas de inicio e final da via o menor possível a fim de evitar grandes movimentos de terras e taludes muito altos.
b) Clima – Evitaram-se da melhor forma zonas baixas propícias à formação de nevoeiros e neblinas,