Projetos
Mais de 5.000 novos casos de câncer de mama estão previstos para este ano no Estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a 20% do total de casos no Brasil, segundo estimativa do Ministério da Saúde.
A mortalidade de mulheres por neoplasia maligna da mama foi no Estado do Rio de Janeiro de 1423 mulheres em 2007, correspondendo a 9,7 em cada 100 mil habitantes e de 747 mulheres, correspondendo a 12,6 em cada 100 mil habitantes no Município do Rio de Janeiro.
Foi criado esse projeto para melhorar o atendimento na organização Não-Governamental AMIGA DO PEITO, com intuito de aumentar o grau de consenso dos diagnósticos dos exames mamográficos de 9,5% para 30% através da capacitação dos médicos. No contexto da detecção precoce do câncer de mama visando alcançar a população cujas características sócio-econômicas sejam precárias, ou seja, aquela atendida pelo Sistema Único de Saúde – SUS. a partir da iniciativa de um grupo multidisciplinar de profissionais (médicos mastologistas, radiologistas, físicos e técnicos em radiologia) preocupados com a questão do câncer de mama no Estado, por ser a maior causa de morte entre as mulheres. O objetivo da Instituição é promover, com esses dados nessa pesquisa, chegou à conclusão que profissionais melhor treinados o atendimento sairá de 9.5% para 30% atingindo o propósito da ONG AMIGA DO PEITO.
Todos os médicos e técnicos associado à ONG AMIGA DO PEITO serão informados no dia 20 de Dezembro de 2012, é indispensável o comparecimento no auditório da UERJ, temas a serem abordadas novas técnicas em procedimento de interpretação de imagens monográficas para os