Projetos
A energia elétrica é uma forma de energia que pode ser transportada com maior facilidade. Para chegar em uma casa, nas ruas, no comércio, ela percorre um longo caminho a partir das usinas geradoras de energia.
Conceito de Projeto
Projetar, no sentido mais geral do termo, é apresentar soluções possíveis de ser implementadas para a resolução de determinados problemas. Para o projetista, a solução procurada visa atender a uma necessidade, um resultado desejado, um objetivo. Assim, por exemplo, “definir de que forma a energia elétrica será conduzida de rede de distribuição até os pontos de utilização em um determinado edifício”, abrangendo todos os aspectos envolvidos, é o enunciado geral do problema que será o objetivo do estudo do projetista de instalações elétricas prediais.
O projeto é, portanto, uma medição entre duas situações ou dois estados, conforme podemos verificar pela figura 1.1:
É importante ter em mente que a solução não é única. Frequentemente, existirão diversas alternativas de soluções possíveis. O projetista devera examina- las, avaliar as possibilidades de cada uma delas, e finalmente inclinar-se por aquela que julgar a mais
adequada. Nem sempre esta escolha é tranquila, isto é, direta e inquestionável. A maioria das vezes ela envolve aspectos contraditórios, pois estarão sob o julgamento pessoal do projetista, as mediações entre o atendimento indispensável ás normas técnicas, à segurança das instalações e dos usuários, à operacionalidade, à racionalidade, e aos aspectos econômicos envolvidos na questão. Em uma palavra, projetar pressupõe capacidade de criação, para elaborar as soluções possíveis dentro de um determinado contexto, e capacidade de discernimento, para compará-las e selecioná-las.
O “projeto” é, em essência, uma antecipação detalhada de uma solução que será implementada para satisfazer determinado objetivo. Por esta razão, o projetista deve preocupar-se com a sua viabilidade,