Projetos C.Grande
O trabalho em questão inicia estudos baseados na abordagem feita pela promotoria da infância e juventude de Campo Grande – MS, que propõe diferentes tratativas no que concerne à aplicação de medidas socioeducativas, como alternativa a penalizações previstas em lei para jovens e adolescentes infratores.
A proposta é de formular um estudo aprofundado em diversas vertentes disciplinares, de forma a moldar novos olhares para a educação, buscando alternativas na ressocialização e recuperação, que possam servir de parâmetros para uma nova forma de empoderamento das autoridades familiares e educacionais, isentas de autoritarismo.
O estudo aponta para o acesso da informação de forma livre e democrática de diferentes grupos e faixas etárias de nossa sociedade, ou seja, adolescentes, jovens, pais e professores, contribuindo para a construção da cidadania, com acesso à formação e conteúdo, e ainda, estratégias de mobilização contribuindo para a integração de municípios e estados em torno do tema, além de proporcionar oportunidades reais por meio da formação continuada. A pesquisa abre espaço para o diálogo do cidadão com o governo de uma forma ímpar procurando seu aprimoramento.
A intenção é estudar casos com seus respectivos objetivos, instituições parceiras, desenho organizacional, tempo do projeto e principais resultados tanto positivos quanto negativos.
A investigação empregará metodologia de levantamento de casos, índices e indicadores, possibilitando que estudos aprofundados possam ser feitos a partir desse mapeamento para em seguida poder ser apreciado por especialistas de diversas áreas, a quem intencionamos solicitar pareceres.
Os resultados do trabalho apresentarão algumas possibilidades que poderão ser ajustadas aos espaços de interesse.
Experiências bem sucedidas poderão ser adaptadas a projetos específicos, respeitando as particularidades diagnósticas de cada ambiente.
Os entraves observados em certas conjunturas descritas na pesquisa servem