Projetos - Tabela Eletrica
O ramal de ligação subterrâneo deve ser construído atendendo às recomendações para redes enterradas previstas em normas da ABNT. Ramal de entrada
O ramal de entrada deve atender as mesmas exigências do ramal de ligação no que concerne às condições de segurança.
Os condutores do ramal de entrada e do ramal de distribuição são fornecidos e instalados pelo consumidor. Excepcionalmente, em casos de ramais aéreos monofásicos, o ramal de entrada é fornecido e instalado pela Coelba.
O ramal de entrada quando em parede deve ser instalado no interior de eletroduto aparente ou embutido em alvenaria.
Os condutores do ramal de entrada e distribuição devem ser de cobre, classe de encordoamento 2
(dois), com isolação mínima para 750 V.
Quando o ramal de entrada for subterrâneo, os cabos devem ter isolação mínima para 0,6/1 kV
Aterramento
O aterramento do neutro e das massas é obrigatório para todas as instalações elétricas conforme estabelecido na NBR 5410.
Toda unidade consumidora incluindo às destinadas ao fornecimento provisório ou temporário deve ser dotada de sistema de aterramento.
Toda unidade consumidora deve ter o condutor neutro do circuito de distribuição aterrado na origem da instalação.
O condutor de aterramento deve ser o mais curto e retilíneo possível, sem emendas, sem quaisquer dispositivos que possam causar a sua interrupção e protegido mecanicamente por eletroduto.
O condutor do aterramento deve ser em cobre nu ou isolado, de acordo com as normas da ABNT, com seção transversal mínima de acordo com a tabela 6 do anexo I, fixado conjuntamente ao neutro através de parafuso específico existente na caixa de medição.
Os condutores nus quando utilizados como neutro devem ser embutidos em eletroduto de PVC ou aço devidamente aterrado, dimensionado de acordo com a tabela 6 do Anexo I.
O valor da resistência de aterramento das unidades consumidoras de baixa tensão deve ser de, no máximo, 20 ohms.