Projetos sociais
Fundação Carlos Chagas • Difusão de Idéias • outubro/2009 • página 1
Análise de projetos sociais: caminho para melhorar o ensino Marialva Tavares: avaliação entendida como uma etapa crítica de análise.
d ifusão de idéias
Fundação Carlos Chagas • Difusão de Idéias • outubro/2009 • página 2
Desenvolver projetos sociais é uma tarefa tanto do governo quanto das associações e ONGs formadas por representantes da sociedade civil. No entanto, a avaliação de sua eficácia é de extrema importância e deve sempre ser levada em conta. Atuando como avaliadora de uma série de projetos, a Fundação Carlos
Chagas (FCC) cumpre seu papel social ao prestar contas do que é feito neste tipo de ação. A seguir, confira a entrevista com a pesquisadora Marialva Rossi Tavares.
Ela faz um breve histórico dos projetos sociais no Brasil, destacando a atuação da
FCC. “É da preocupação com a prestação de contas do que tem sido feito, de como é executado e dos resultados que são obtidos, que surge um forte movimento para a avaliação destes projetos sociais”, conta. A seguir, leia a íntegra da entrevista.
Folha Dirigida – O que se entende por projetos sociais e o que vem a ser uma avaliação de Projetos Sociais?
Marialva Rossi Tavares – O termo projeto social é frequentemente empregado para se referir aos programas de governo voltados às áreas da saúde, da segurança e da educação. Nas décadas de 50 a 70, diante das dificuldades governamentais em solucionar sérios problemas nestas áreas, observou-se um movimento da sociedade em termos de organização para atender a estas questões sociais. Este movimento se intensifica e passa a tomar corpo por volta dos anos 80 e 90 produzindo a consolidação do desenvolvimento e do fortalecimento de associações, entidades filantrópicas e organizações não governamentais sem fins lucrativos (ONGs), que passam a compor o terceiro setor da economia. Estas entidades colocam-se ao lado dos poderes institucionais