Projetos socais para a saúde
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Sociais do curso de Psicologia da Universidade de Mogi das Cruzes para fins de composição da M2.
Mogi das Cruzes, SP 2013
INTRODUÇÃO
Os projetos sociais visam criar trabalhos voluntários, que nascem do anseio de uma pessoa ou de um grupo, com contribuições voluntárias à sociedade, organizando e desenvolvendo ações que transformam a realidade das pessoas. Conhecer a realidade do problema é o ponto crucial, por isso torna-se necessário uma extensa pesquisa para levantar os principais dados e assim dar-se início ao mesmo. Nesta pesquisa demos ênfase em dois projetos com cunhos diferentes, Doutores da Alegria, com a missão de promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis. E o Projeto Caminho de Volta, que auxilia famílias de crianças desaparecidas em três etapas, chamadas no desenvolvimento de: Tecnologia, Apoio Psicológico e Ensino. Ambos projetos citados são de objetivo psicossocial, de forma que não só cumprem seu objetivo perante ao público e sociedade, mas também estimulam ao próximo a se interessar por projetos e ações sociais. São ideias grandiosas que começaram com uma pequena iniciativa e hoje são programas que ajudam e dão suporte a milhões de pessoas no país.
Doutores da Alegria Sobre os Doutores
Doutores da Alegria é uma organização sem fins lucrativos que atua juntamente a crianças hospitalizadas, seus respectivos familiares e profissionais da saúde. O âmago da obra é o uso da figura do palhaço que finge que é médico no hospital, tendo como missão colaborar com a transformação do ambiente em que as mesmas se inserem. O projeto teve início em 1991 quando o brasileiro Wellington Nogueira acabara de voltar dos Estados Unidos, onde tinha vivenciado um trabalho com o grupo de palhaços "Clown Care Unit", do circo "Big Apple Circus" de Nova Iorque. O grupo de palhaços americanos tinha como objetivo levar alegria à crianças internadas em