projetos para o brasil
José Bonifácio - Projetos para o Brasil
Aluna: Olivia Januzzi Zequi
Dos dois projetos que são promovidos por José Bonifácio para o Império, destaca-se um, a nova lei sobre o comércio da escravatura e tratamento dos cativos.
• Para emancipar escravos sem prejuízo da sociedade, deve fazê-los primeiramente dignos da liberdade. Sendo assim, eles devem se converter, gradualmente, em homens livres e ativos. Enquanto esse processo ocorre, é necessário amenizar o sofrimento dos escravos a partir dessa nova lei proposta por ele.
José Bonifåcio apresenta também a necessidade de abolir o tráfico da escravatura e promover a emancipação dos cativos. Os motivos são:
1) O Brasil é única nação de sangue europeu que ainda comercia publicamente em escravos africanos.
2) O antigo despotismo queria que os brasileiros fossem um povo heterogêneo para melhor nos escravizar, mas agora, sendo um povo livre, para se criar uma Constituição liberal e duradoura, não deve mais haver escravidão.
3) Formar uma nação homogênea, pois só assim os indivíduos terão um sentimento de liberdade
4) Não há como um homem sensível e cristão não sentir dor simpática com as desgraças dos escravos, sabendo que sentem a dor e a miséria assim como nós.
A cobiça, porém, se sobrepõe sobre a compaixão humana. Mas essa cobiça não discorre como a razão e a humanidade. Os homens tentam dar razões para a escravização, tais como dizer que se os escravos não viessem para o Brasil estariam privados de aprender o evangelho ou que trazer os escravos da Africa é benéfico para eles pois estão escapando de serem vítimas de despóticos régulos. Essas razões só teriam sentido se esses africanos recebessem liberdade no Brasil. E mesmo essas razões não explicam o fato de os filhos dos escravos também se tornarem escravos.
5) A educação das famílias fica comprometida com a existência de escravos em seus lares, porque estes nos inoculam toda a sua imoralidade e vícios. Falta nas famílias, marcadas pelo