Projetos na Construção Civil (Resenha)
Porém ainda há quem o veja como algo sem importância, e partem pra a execução da obra sem planejamento, originando consequentemente patologias que são a falta ou sobras de recursos. Com a implantação do projeto pode-se minimizar problemas que surgiriam na obra, que levaria ao aumento da qualidade e redução de custos. As soluções geradas no projeto influenciam diretamente no processo da construção, qualidade e no prazo de entrega da obra.
A gestão de projetos para a construção civil tem sido objeto de discussões, nas empresas responsáveis por grandes obras.
Depois de alguns estudos puderam-se compreender seus problemas. A mão de obra em grande escala, o desperdício de materiais causados pelas variações climáticas e o fluxo de produção que está ligado a logística utilizada. Para o sucesso de um empreendimento é fundamental garantir a sua saúde financeira e a aplicação de uma metodologia eficaz, capaz de investir com segurança e possibilitar o controle de tempo na execução.
No entanto, a análise da mão de obra já entrou em outra esfera, pois são essenciais e complexas. Muitas vezes são pouco instruídas e capacitadas. Nesse aspecto, o empreendedor precisa encontrar métodos para gestionar todas essas necessidades profissionais para conseguir finalizar com eficiência a execução da obra. Sendo assim interessante controlar o fluxo e a densidade de trabalhadores no canteiro de obras em horários isolados, pois isso interfere na qualidade e produtividade na realização das atividades, aumentando o custo do investimento. Vale destacar que quando se trata de mão de obra, o planejamento deve ser bem mais preciso e rápido, já que a execução deve ser concluída o mais breve possível.
Fase de elaboração e planejamento do projeto
Alguns tópicos que destacam com