projetos mecanicas
um exemplo de procedimento é:procedimento de inspeção por LP(liquido penetrante)
1. OBJETIVO
Este procedimento estabelece as condições necessárias para a execução do ensaio não destrutivo por meio de Líquido Penetrante para detecção de descontinuidades em juntas soldadas, a ser utilizado no Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Pessoal em END - SNQC/END.
2. NORMAS DE REFERÊNCIA ASME Seção V, edição 2004.
3. MATERIAIS A SEREM ENSAIADOS
3.1 Materiais: aço carbono, aço carbono baixa liga (até 6% de liga), aço inoxidável austenítico, aço inoxidável ferrítico, aço inoxidável martensítico, titânio, liga de níquel e alumínio. 3.2 Processo de Fabricação: laminados, juntas soldadas, fundidos e forjados 3.3 Formas: superfícies planas, chapas planas, juntas de ângulo em T e tubos com juntas circunferenciais.
4. SAÚDE E SEGURANÇA
4.1 Antes da aplicação deste procedimento todas as pessoas envolvidas com a inspeção, devem estar familiarizadas com os conteúdos dos procedimentos de segurança local. 4.2 As inspeções devem ser conduzidas em locais ventilados, para se evitar intoxicações por inalação de vapores provocados por aerosóis ou solventes. 4.3 Como algunsmateriais utilizados no ensaio por líquido penetrante são inflamáveis, os mesmos devem ser utilizados longe de locais onde possam haver chamas ou superaquecimento. 4.4 Em função dos locais de inspeção e dos produtos a serem utilizados, o inspetor deve avaliar a necessidade de uso de EPIs apropriados.
5. PRODUTOS A SEREM UTILIZADOS Os líquidos penetrantes utilizados deverão estar de acordo com a seguinte tabela.
Tipo I – Ensaio com Penetrante fluorescente
Técnica A Lavável a água Técnica B Pós emulsificável, lipofílico Técnica C Removível com solvente Técnica D Pós emulsificável, hidrofílico