Projetos III
2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
2.1. OBJETIVO GERAL
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo central discernir sobre a importância da análise da cultura organizacional e, por conseguinte, da liderança nela imputada na mesma.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Narrar processo de aculturação de empresa pesquisada em estudo de caso;
- Relatar os níveis de cultura da empresa pesquisa em estudo de caso;
- Relatar influências do líder nas ações corporativas em nível de presidência e do departamento de suprimentos;
2.3. METODOLOGIA DE PESQUISA
O presente projeto de pesquisa tem como metodologia de pesquisa a pesquisa bibliográfica, além do estudo de caso.
2.4. INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
O projeto de pesquisa utiliza-se de livros ou artigos em cujo tema central é a cultura organizacional ou gestão de pessoas, também retiraremos informações através de análises de questionários divulgados na empresa onde realizaremos estudo de caso, outra fonte de informações será a análise in loco do ambiente coorporativo da empresa.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. CULTURA
Existe historicamente uma infinidade de definições e conceituações sobre o que é cultura, principalmente por vias da Sociologia e Antropologia, sendo assim, é de grande importância apresentar algumas concepções de grandes representantes desses movimentos.
Allan G. Johnson, em seu dicionário de sociologia, a define como “conjunto acumulado de símbolos, idéias e produtos materiais associados a um sistema social, seja ele uma sociedade ou uma família”
Dentre as suas definições, uma das mais conhecidas e citadas é a feita por Edward B. Tyler, que para muitos é o pai do conceito moderno de cultura, que diz “cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (1871).
Para Malinowsky, considerado o pai da antropologia moderna, no ano de 1997 apresenta a seguinte definição de