Projetos de investimento
A fidelização, tal como se entende no marketing actual, implica o estabelecimento de sólidos vínculos e a manutenção de relações de longo prazo com os clientes.
Assim, evoluímos de um marketing centrado no curto prazo para um marketing com um objectivo estratégico. Tradicionalmente muitas empresas concentravam-se no processo de vendas e consideravam concluído o dito processo quando se cobrava a factura. O aumento da concorrência, as novas obrigações legais e as crescentes exigências dos consumidores requerem das empresas uma substancial atenção à satisfação do consumidor e ao processo pós-venda.
O conceito de fidelidade para o marketing implica que os consumidores realizem todas ou a maioria das suas compras de um determinado tipo de produto na nossa empresa. Um aspecto fundamental é saber que percentagem representam as vendas de uma empresa nas compras de certa categoria de produtos por parte de um cliente.
Quer dizer, um consumidor que durante anos compra suas camisas no Corte Inglês é um cliente fiel. Um consumidor que só bebe Coca-Cola durante anos é um consumidor fiel. E também é um consumidor o que durante anos realiza operações financeiras com dois bancos, mantendo os seus vínculos com ambos.
Se faço a gestão de um restaurante, um aspecto fundamental do êxito será conseguir uma clientela fiel. O negócio pode ser um êxito se certo grupo de pessoas se mantém como clientes durante anos. Incluindo esse grupo de clientes leais que repetem as visitas ao meu restaurante e em outras ocasiões comem em outros restaurantes. Portanto, um aspecto fundamental da gestão é, que percentagem do gasto que meus clientes habituais realizam nos bares e restaurantes obtém meu negócio.
Outro aspecto da fidelidade até a perspectiva de marketing é que trata de manter como clientes a certos grupos, normalmente os mais